Brasil tem os políticos menos confiáveis do mundo, diz pesquisa - Portal RV

Internacional

28/09/2017 às 09h54 - Atualizada em 28/09/2017 às 09h54

Brasil tem os políticos menos confiáveis do mundo, diz pesquisa

Redação
Uruçui - PI

A população brasileira é quem menos confia em seus políticos, de acordo com o Relatório Global de Competitividade 2017-2018, publicado esta semana pelo Fórum Econômico Mundial, em parceria com a Fundação Dom Cabral. O estudo avalia 137 países ao redor do mundo.


Como parte do Índice de Competitividade Global, o ranking Confiança Pública nos Políticos coloca o Brasil em último colocado em 2017.


A falta de confiança dos brasileiros em sua classe política tem aumentado nos últimos anos. Em 2008, o Brasil estava na 122ª colocação entre 134 economias. Em 2013, ocupava a 136ª posição de um total de 148 países avaliados.


O relatório da entidade, que organiza os encontros econômicos de Davos (Suíça), também constata uma evolução no aspecto institucional brasileiro, principalmente no que diz respeito no combate à corrupção. O Brasil subiu 11 posições no quesito "instituições". A melhora se deve, pelo menos em parte, às investigações da Lava Jato.


Com participação de 137 países, o ranking global de competitividade, liderado pela Suíça, Estados Unidos e Cingapura, mostra o Brasil na 80ª posição. Segundo o relatório, o país subiu uma posição e avança para a retomada do crescimento e do desenvolvimento, encerrando uma tendência de queda. Desde 2012, essa é a primeira vez que o Brasil sobe no ranking elaborado pela entidade.


Os dados estatísticos foram feitos a partir de uma pesquisa de opinião realizada com 14 mil executivos em todo o mundo. Segundo o Relatório Global de Competitividade, o mundo começa a dar sinais de recuperação 10 anos após a maior crise financeira da história do capitalismo. A atual expansão tem caráter cíclico e é impulsionada por taxas de juros muito baixas e não por mudanças em fatores estruturais relevantes.


Fonte: R7

Comentários

Veja também

Portal RV
Editoriais
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados