Professor do IFPI cria arquivo histórico online da região de Uruçuí - Portal RV

Cidades

05/09/2017 às 22h15 - Atualizada em 05/09/2017 às 22h15

Professor do IFPI cria arquivo histórico online da região de Uruçuí

Redação
Uruçui - PI

O professor João Paulo Peixoto Costa, do Campus Uruçuí do Instituto Federal do Piauí (IFPI), criou um arquivo histórico online da região de Uruçuí. Composto por entrevistas a partir da metodologia da história oral, imagens de objetos, fotografias e vídeos e documentos escritos digitalizados, o arquivo está disponível no endereço eletrônico www.ifpi.edu.br/urucui/ahoru.

João Paulo diz que o objetivo é que o arquivo online sirva de fonte de pesquisa tanto para alunos de graduação em História de qualquer lugar do Piauí, Brasil e do mundo quanto para qualquer interessado na história do Cerrado piauiense.

“Prioritariamente, os documentos que compõem o arquivo histórico de Uruçuí são frutos de pesquisas dos próprios alunos acerca da história de comunidades da região, mas podem contar com a contribuição de qualquer membro da sociedade civil”, explica o professor. 

De acordo com João Paulo, o arquivo online de Uruçuí foi inspirado em um projeto de dois colegas historiadores do Ceará chamado "Historiando", por meio do qual promoveram capacitação em pesquisa histórica com jovens de comunidades cearenses - a maioria indígenas - e que teve como resultados exposições sobre a história das comunidades.


 


Fonte: IFPI.EDU

Comentários

Veja também

Portal RV
Editoriais
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados