Concurso SEMAR PI 2017: Expectativa de edital com 24 vagas para Auditor Fiscal Ambiental - Portal RV

Concursos

29/08/2017 às 22h09 - Atualizada em 29/08/2017 às 22h09

Concurso SEMAR PI 2017: Expectativa de edital com 24 vagas para Auditor Fiscal Ambiental

Redação
Uruçui - PI

Foto: Arquivo Google

O edital de concurso da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Concurso SEMAR PI 2017) para o cargo de Auditor Fiscal Ambiental poderá ser divulgado em breve. Acontece que o governo do estado enviou para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 32, que cria 24 cargos para o cargo da pasta.


De acordo com o secretário de Governo, Merlong Solano, o envio do projeto é necessário para realização do concurso SEMAR/PI, já que as oportunidades que a pasta pretende divulgar, não tinham previsão legal. “Criados os cargos, o próximo passo será o lançamento dos editais de seleção ainda neste semestre, para que possamos nomear os primeiros colocados no início de 2018”, disse o secretário.


Já o secretário de Meio Ambiente, Ziza Carvalho, disse que o último concurso para o cago de Auditor Fiscal Ambiental aconteceu no ano de 2009. “Há muito tempo o quadro se encontra defasado. Nós temos hoje apenas 19 auditores ambientais na ativa para uma demanda de 224 municípios, sufocando um volume imenso de processos tramitando na Semar”, disse Carvalho.


O Concurso SEMAR PI 2017


O cargo de Auditor Fiscal Ambiental do SEMAR do Piauí requer nível superior nas áreas de Agronomia, Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Biologia, Ciências Ambientais, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia Florestal, Geofísica, Geografia, Geologia, Geoprocessamento, Gestão Ambiental, Medicina Veterinária, Oceanografia, Química, Saneamento Ambiental, Saneamento Remoto, Meio Ambiente ou Zootecnica.


Com exigência de nível superior completo, a colocação de auditor é estruturada em três referências (A, B, C, D e E). De acordo com o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos, aprovado em julho de 2014, a remuneração inicial para o exercício da atividade é de R$ 3.200,00.


O Auditor terá missão de instauração e condução de processos de investigação administrativa por infração ambiental; exercício do poder de polícia administrativa ambiental e, em especial, aplicação das sanções administrativas previstas; execução de avaliações e perícias ambientais. Ao auditor também cabe preparar e executar auditorias ambientais; emitir laudos e pareceres técnicos, autos de constatação, relatórios de auditoria e de inspeção, laudos periciais, autos de infração e termos de sanção em cumprimento à legislação ambiental estadual e federal; além de outras demandas, como planejar, elaborar, desenvolver e analisar projetos de despoluição e reabilitação ambiental de bacias hidrográficas.


Sobre a SEMAR


A SEMAR-PI, criada pela Lei 4.797 de 24/10/1995, é o órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos e uso sustentável do meio ambiente. No entanto, somente a partir de 2003 que a SEMAR adquiriu mais efetividade no cumprimento de sua missão, quando a política ambiental do Governo priorizou metas de fortalecimento institucional e de planejamento das ações visando à proteção e o uso racional dos recursos naturais no Estado do Piauí.


A Gestão sobre os Recursos Hídricos do Estado é feita através de: outorga de uso das águas; controle e monitoramento da qualidade da água; monitoramento, manutenção e ampliação da rede hidrometeorológica e registro dos dados climáticos; avaliação das disponibilidades das águas reservadas nos grandes açudes; fortalecimento do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Comentários

Veja também

Portal RV
Editoriais
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados